Base/foundation · Maquiagem

Preparação da Pele Antes da Maquiagem

Oi, pessoal! Tudo bem? Hoje vim falar de um assunto que ainda provoca muita dúvida: a preparação da pele antes da maquiagem. Muitas vezes a gente olha as atrizes no Red Carpet com a pele divina e maravilhosa e pensa: “por que a minha brilha em excesso e/ou meu corretivo sempre craquela?”. Exageros à parte, vou contar para vocês alguns truques que aprendi  ao longo dos anos.

  1. Conheça a sua pele – Pode parecer rídicula essa afirmação, mas nada do vou dizer aqui vai funcionar se você não souber o seu tipo de pele (seca, “normal”, mista ou oleosa) e a sua condição (resistente ou sensível). Se você tiver pele mais para seca não vai precisar usar um tônico adstringente ou um hidratante matificante. E se tiver a pele sensível não vá esfoliar com o Ionax Scrub (que é praticamente uma “lixa” de tão abrasivo). Combinado? Antes que vocês me perguntem porque normal está entre aspas, preciso dizer que esse tipo de pele em sua plenitude só existe em crianças. Uma pele normal adulta vai tender a ser normal to dry ou normal to oily, como os americanos sabiamente classificam. Outra coisa muito importante a dizer é que o nosso tipo de pele muda com a idade e de acordo com as estações do ano. Minha pele era oleosa ao extremo e acneica até os 25 anos. Depois tornou-se apenas oleosa e hoje, com 41 anos, considero-a mista. Se você mora no Norte/Nordeste ou em outra cidade muito úmida não precisa se preocupar muito em mudar a sua rotina de cuidados com a pele durante o ano.
  2. Limpeza/tonificação/hidratação/primer – Lógico que é fundamental que a pele esteja limpa para que a maquiagem funcione bem! Se você não costuma usar tônico (ou lotion) em sua rotina diária, recomendo que você experimente usar pelo menos antes da make. Sua pele vai ficar mais macia e receptiva ao hidratante. No caso da pele mista/oleosa, esse passo tende a aumentar a durabilidade da maquiagem. Uma dica legal é colocá-lo na geladeira. Além de aumentar o frescor da sua pele ele vai diminuir o tamanho dos poros. Esse efeito é temporário, mas é muito bem vindo! Hidratar a pele e a área dos olhos é fundamental para que a base/corretivo deslize e se funda melhor e fique mais natural. Escolha um que seja adequado ao seu tipo de pele. Muitas vezes vai ser necessário você ir trocando até encontrar um que funcione bem antes da sua base. Se você costuma usar maquiagem durante o dia, não esqueça de usar o protetor solar depois do hidratante! O primer é um passo que considero opcional. Se você seguir os passos anteriores sua pele vai ficar bonita e a maquiagem vai durar bastante. Muitas vezes o primer não combina bem com a base e ao invés de disfarçar os poros como a maioria promete, acaba evidenciando. Por esse motivo normalmente eu não uso primer antes das bases líquidas. Já com as bases em pó acho que eles tendem a funcionar muito melhor! Realmente consigo perceber que a pele fica com a textura mais refinada e com os poros reduzidos. Não acho interessante usar um primer muito matificante nesse caso, para não correr o risco de parecer uma boneca de cera.
  3. Base certa – A escolha aqui vai depender do seu gosto pessoal e do seu tipo de pele (mais uma vez!). Noto que muitas vezes as pessoas compram os produtos sem ler a descrição/indicação dos mesmos. Muitas vezes elas pagam caro e se frustam e/ou acham que tal base é ruim. Por exemplo… Se você tem a pele mista/oleosa e precisa de uma base para usar à noite, para eventos mais longos e gosta de cobertura média/alta vai se arrepender se comprar a Vitalumière Aqua, a Healthy Mix Serum ou a Segunda Pele. Todas essas possuem acabamento natural/luminoso e textura bem leve. Nesse caso seriam mais adequadas a Teint Idole Ultra, a Studio Fix Fluid e a Velvet. De vez em quando leio os comentários no site da Sephora e tem gente que compra uma base como a Teint Miracle, reclama que não matificou a pele e diz que é ruim. Para avaliar um produto corretamente, a gente tem de levar em conta se ele cumpre o que promete. Sem mais!

Nesses meus longos anos de tentativa e erro, descobri a preparação de pele que melhor funciona para mim:

  • Gel de Limpeza Eucerin Dermato Clean ou Johnson’s Sabonete Líquido da Cabeça aos Pés com Glicerina;
  • Tônico Orlane sem Álcool (coloco numa embalagem de spray);
  • Creme para Área dos Olhos Clarins Super Restorative ou Mac Fast Response;
  • Mistura de Hidratante Matificante para Pele Mista Clarins com o Fisiogel Terapia de Hidratação ou Mac Prep+Prime Moisture Infusion Sérum Hydratant;
  • Primer Diorskin Forever & Ever Wear, Le Blanc de Chanel ou quem disse, berenice? Insta Matte

Como tenho mais de 40 anos, não acho necessário usar limpadores muito potentes e nem matificar tanto a pele, pois isso pode fazer a base acumular nas linhas de expressão. Mesclando o matificante com outro hidratante (o da Mac é híbrido e serve como primer) combino controle da oleosidade, disfarce de poros e linhas e ainda mantenho a luminosidade da pele! Para mim pele saudável e bonita tem viço! No caso dos primers que citei, o da Dior é o mais matificante. O da Chanel é um multi-uso, parece um hidratante, mas pode ser usado também como iluminador (discretíssimo). O da quem disse, berenice? é o mais siliconado e por isso deixa a pele mais macia e lisa. Não acho que ele matifique muito a pele, não. Mesmo assim acho o custo-benefício ótimo!

Agora vou mostrar a vocês duas atrizes maravilhosas e com peles com características bem diferentes no Oscar desse ano: Lupita Nyong’o e Emma Stone.

Photo by Frazer Harrison/Getty

O makeup artist Nick Barose escolheu para a pré-maquiagem da Lupita um combo de hidratante e primer que matifica, refina a textura da pele e reduz o tamanho dos poros. Além disso, ele optou por escolher uma base de acabamento mate, a Teint Idole Ultra. Eu achei q a pele ficou incrível, com luminosidade na medida! Pela escolha de produtos podemos concluir que ela tem a pele mista ou oleosa.

Photo by Kevork Djansezian/Getty Images

Rachel Goodwin, makeup artist da Emma, optou por uma preparação de pele muito mais caprichada, com os produtos da Kiehl’s. A base que ela usou foi a nova da Nars, a Natural Radiant Longwear. Essa escolha mais minuciosa e a base de acabamento luminoso sugere que a Emma tem a pele mais seca. Observando bem, o grau de luminosidade da pele dela e o da Lupita se equivalem, mesmo ela tendo usado uma quantidade maior de produtos! Por isso que é tão importante conhecer a nossa pele para que a maquiagem funcione bem! Se vocês tiverem curiosidade em saber a lista de produtos usados na make delas, cliquem aqui.

Espero que tenham gostado desse post! Quero saber como vocês preparam a pele antes da maquiagem e quais seus primers favoritos! Compartilhem nos comentários!

Mil bjs e ótimo fim de semana a todos!

Lou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s