Base/foundation · Maquiagem

Como Escolher a Cor de Sua Base – Parte 2

Olá, pessoal! Tudo tranquilo? Hoje daremos continuidade ao tema como escolher a cor de sua base. Na primeira parte, aprendemos a identificar a intensidade de cor da nossa pele. Nesse post, trataremos de descobrir o nosso subtom.

Os subtons de pele são classificados como quente (warm), frio (cool) ou neutro (neutral). Nas pessoas de subtom quente há predominância de tons amarelo, vermelho, pêssego ou oliva na pele. Nas de subtom frio, o rosa, o azul ou o oliva predominam. Quando você não consegue identificar que cor é mais presente na sua pele, seu subtom é neutro.

Oliva é uma cor essencialmente neutra, mas que pode tender para o quente (quando a pele é mais amarelada) ou para o frio (pele mais esverdeada). Existem vários testes que você pode fazer para descobrir o subtom de sua pele. Não vou me estender nesse assunto, porque há muitos posts na net falando sobre isso e acho que a visualização através de fotos é muito mais eficaz!

Mesmo assim, normalmente as pessoas com subtom quente se bronzeam com mais facilidade e ficam mais bonitas com joias em tons dourados. As veias da parte interna de seu antebraço são esverdeadas. Já quem tem subtom frio se queima com muita facilidade e ficam maravilhosas com joias prateadas e cores como azul e rosa. As veias são azuladas e/ou roxas. Quando você não consegue identificar com exatidão qual a cor de suas veias, seu subtom provavelmente é neutro. O teste da coloração das veias deve ser realizado sob a luz natural, de preferência no período da manhã.

Para facilitar a compreensão, vamos começar analisando essa tabela que eu montei me baseando no esquema da base True Match, da L’Oréal, que classifica os subtons de pele como warm (quente), cool (frio) e neutral (neutro).

IMG_3067

Notem que, tanto nas mulheres brancas quanto nas negras, a cor predominante de cada pele é diferente. A garota com olhos azuis tem um tom rosado bastante evidente, assim como a modelo de pele mais escura. A L’Oréal considera como warm as peles mais amareladas, como cool as mais rosadas e como neutral as que tem rosa e amarelo na mesma proporção. Agora confiram as tabelas originais e observem as diferenças!

Foto: L'Oréal Paris US
Foto: L’Oréal Paris US

Ilustrando as pessoas que subtom quente estão as atrizes Blake Lively (W3) e Freida Pinto (W6) e a blogueira Teni Panosian (W4,5). Em todas é possível perceber o tom de pele mais amarelado. Zoe Saldanha é exemplo de pele mais escura com subtom neutro (N7).

Foto: L'Oréal Paris US
Foto: L’Oréal Paris US
Foto: L'Oréal Paris US
Foto: L’Oréal Paris US

Algumas das fotos dessas tabelas podem confundir a gente, mas nos swatches abaixo as diferenças ficam bem evidentes!

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Fiz esse teste e o meu resultado deu que a cor N2 é a ideal para mim.

Link do Teste: http://www.lorealparisusa.com/en/brands/makeup/true-match.aspx

A marca Cover FX classifica os subtons em pink, neutral e golden. Nas fotos a seguir vocês notam as diferenças com bastante clareza, principalmente nas peles negras! Recomendo que vocês cliquem no vídeo, pois o makeup artist testa 3 bases de subtons diversos em cada uma das modelos. Depois de assisti-lo vocês entenderão que conhecer o subtom de nossa pele é fundamental na hora de comprar uma base!

FullSizeRender
Foto: Cover Fx
FullSizeRender (7)
Foto: Cover Fx
FullSizeRender (8)
Foto: Cover Fx

Link do Teste: http://www.coverfx.com/virtual-makeover

http://www.sephora.com/total-cover-cream-foundation-P376285?skuId=1720713#ooid=pzYTRyczpMCA-9y5TxWTovPvnn-UB3HP

A Make Up For Ever montou uma tabela para ajudar os consumidores a comprar a sua base mais famosa. A marca classifica os subons como Yellow e Red. Algumas cores são mais neutras, mas a maioria tende para o amarelo ou para o rosa.

Foto: Glambam
Foto: Glambam
Foto: Beyond Blush
Foto: Beyond Blush

A Dior divide os subtons de pele em 4 categorias:

  • cores que terminam com o número 0 – subtom neutro
  • cores que terminam com o número 1 – subtom amarelo
  • cores que terminam com o número 2 – subtom rosado
  • cores que terminam com o número 3 – subtom pêssego
Foto: The Beauty Professor
Foto: Beauty Professor

A Nars considera diversos subtons em suas bases: neutro, oliva, amarelo, rosado etc. O que eu acho interessante é que essa classificação aparece no site da Sephora americana, mas não no da brasileira! Acho que é por isso que tanta gente no Brasil compra base na cor errada. Custava colocar essa classificação???

Imagem: Sephora US
Imagem: Sephora US

Vamos recaptular algumas coisas que falei no outro post? A minha intensidade de cor é fair/light, na escala da marca Tarte. Depois de fazer o meu teste nos sites da L’Oréal e da Cover FX, descobri que meu subtom é neutro. Se fosse comprar a base Amazonian Clay, escolheria a cor Faily Light Neutral. Agora ficou simples, não?

FullSizeRender (21)

Foto: Tarte Cosmetics

A maioria das marcas brasileiras não considera as diferenças de subtons na criação de suas bases. Esse é um dos motivos pelo qual é muito mais fácil encontrar a sua cor de base nas marcas importadas. As pessoas de pele muito clara e muito escura não encontram uma cor que lhes sirva! Para piorar a situação, boa parte das marcas importadas não traz para o Brasil os tons mais claros e os mais escuros! Para quem sofre com esse problema, a Make Up For Ever, a Mac e a Nars podem ser uma luz no fim do túnel.

Espero que esse post ajude vocês a não errar mais ao comprar base!

Desejo a todos uma ótima semana!

Bjs,

Lou.

7 comentários em “Como Escolher a Cor de Sua Base – Parte 2

  1. Puxa Lou, não tinha visto este post, que riqueza!!!!! Vou ter que estudar ele com mais cautela…..tenho tanta dificuldade de acertar o tom da minha pele, até hoje o que casou perfeitamente em minha pele, foi uma base prensada da BareMinerals e o CC Cream da Clinique cor Light….ficam perfeitos. O resto que tentei….dei de presente e tenho um BB Cream da L’Occitane encostado aqui, que apesar de ser a cor mais clara….fico bronzeada com ele, hahahahahaha. E não gosto, gosto de ser branquinha e de uma maquiagem leve, que nem pareça que estou maquiada.

    Obrigada querida, post divino, vou vir ler várias vezes, para aprender um tiquinho mais.

    Beijocas carinhosas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Malú! Escolher base é uma arte. Já errei muito! Tb prefiro uma base mais leve, para não parecer maquiada. A Invisible Fluid na cor 1N1 funciona bem para mim e a cor 010 nas bases da Lancôme tb. Elas ficam um nadinha mais escuras, mas harmonizam com meu tom. Bjs mil, amiga!

      Curtido por 1 pessoa

    2. Malú, todas as bases q tenho ficam escuras para mim. Comprei recentemente a Teint Couture numa cor q parecia perfeita e não me preocupei em testar, pq já tinha feito isso antes. Sabe o q aconteceu? Ela oxidou na minha pele! Depois me lembrei q tinha testado ela no inverno. Aconteceu isso com a Lingerie de Peau tb. Pelo menos a base é muito boa e sei q a cor vai ficar perfeita no inverno! Rs… Muito obrigada pelo seu carinho e gentileza! Bjão e ótimo fds!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Oba, bom saber disso! Aliás no calor….tão difícil de usar qualquer coisa no rosto, sou a básica das básicas….os únicos produtos que não dispenso nunca é rímel, lápis e batom, rsrs….Senão a brancura aqui assusta, rsrs. Beijocas, obrigada pelas dicas das bases, vou pesquisar com carinho sobre elas.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Realmente com o calor infernal que vem fazendo é quase impossível usar base, Malú! Sabe q uso muito mais produtos de skin care q maquiagem, no dia a dia? Eu q agradeço as suas visitas, amiga! Bjs!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s