Base/foundation · Maquiagem

Como Escolher a Cor de sua Base – Parte 1

Oi, gente! Tudo bem com vocês? O post de hoje é de utilidade pública! Exagero à parte, percebo que muita gente tem dificuldade em escolher a cor de base correta para o seu tom de pele. Como falei da nova base cushion da O Boticário e da Matchmaster Compact, da Mac, resolvi escrever esse post para ajudar às pessoas a não errar na compra, mesmo se ela for realizada pela internet.

Para ficar mais didático e o post não ficar grande demais, resolvi dividi-lo em duas partes: hoje falarei sobre como e onde testar a base e a intensidade de tons de pele e, na sequência, sobre os subtons. Vamos começar?

Foto: E Aí, Beleza?
Foto: E Aí, Beleza?

A foto acima mostra de forma muito clara onde a gente deve testar a base, mesmo assim, não custa nada seguir esse passo a passo:

  1. escolha os tons que mais se assemelham à cor da sua pele
  2. coloque uma pequena quantidade das cores escolhidas no seu rosto, partindo da linha da mandíbula em direção ao pescoço, como mostra a figura
  3. espalhe bem os tons que você escolheu, para ter certeza de qual é o correto
  4. aplique a base de cor mais próxima à sua em todo o rosto
  5. tire fotos com e sem flash (para não correr o risco de pagar o mico como a Paula Fernandes)
  6. observe se a cor está em harmonia com o tom do seu corpo
  7. espere pelo menos 15 minutos para a base fundir com a sua pele e verifique se ela oxidou
  8. se puder, veja como a base fica na sua pele na luz natural

Se a cor da base lhe agradar depois de tudo isso, pode comprá-la! Colocando dessa forma parece que é um processo muito trabalhoso, mas, depois de um tempo, isso se torna automático. Muito pior é você comprar a base e quando chegar em casa perceber que a cor não serviu! Digo isso porque vejo muitas pessoas reclamarem da iluminação da maioria das lojas de maquiagem. Por esse motivo eu acho que é durante o dia que se deve provar bases e/ou corretivos. A luz natural é a nossa melhor aliada nesses momentos!

Agora vou lhes fazer uma pergunta: vocês sabem qual a intensidade do seu tom de pele? Isso pode ser muito útil, principalmente para quem costuma usar marcas internacionais e fazer compras em lojas virtuais. Para facilitar, vou usar o esquema de intensidade de tons de 3 marcas.

A Tarte, marca americana famosa pelos blushes e pela base de alta cobertura, classifica os tons de pele em nove intensidades, como vocês podem verificar na foto abaixo. Observando as amostras do BB Tinted e sabendo que a blogueira em questão é mais clara do que eu, detectei que minha intensidade de cor é fair/light.

Foto: Tarte Cosmetics
Foto: Tarte Cosmetics
Foto: Soundly Sensible Beauty
Foto: Soundly Sensible Beauty

A base Amazonian Clay, da qual falei anteriormente, possui 25 cores disponíveis. Para as pessoas com a intensidade fair/light são oferecidas 3 opções. Ficou bem mais fácil escolher, não é? A diferença entre elas está no subtom da base, que é o assunto do próximo post.

Quem adora maquiagem deve saber que a Make Up For Ever reformulou a sua base mais vendida; a HD. Agora ela se chama Ultra HD e promete um acabamento mais transparente e natural que a versão antiga. Para melhorar, a marca lançou a Ultra HD em formato stick, com 15 tons, para quem necessita de mais cobertura. O que mais me impressionou é que a gama de cores da base líquida ficou ainda maior, com 40 tons disponíveis!

Encontrei duas tabelas com as intensidades e os tons disponíveis em cada categoria. Nunca testei essa base, mas usando como referência a Cinthia Ferreira, do blog Makeup Atelier, diria que a cor Y225 ficaria ótima em mim!

Foto: Glambam
Foto: Glambam
Foto: Sephora US
Foto: Sephora US

Olhando para o mercado brasileiro, a maioria das marcas classifica a intensidade de tons em 3 ou 4 categorias (p. ex.: bege claro, bege médio e marrom). Quando fiz a pesquisa para esse post, descobri que a Contém 1g também possui uma tabelinha para ajudar os consumidores a escolher a cor de sua base. Vale dizer que você a encontra somente se buscar pela base Segunda Pele. A imagem abaixo deixa claro que a marca classifica os tons de pele em 3 intensidades. As cores atuais são um pouco diferentes das mostradas na segunda ilustração. Atualmente a Segunda Pele tem 12 opções de cores e 4 tons para cada grupo. Acredito que dê para usar essa tabela como referência nas outras bases da marca (foquem nos números, pois o nome das cores varia).

Imagem: Contém 1g
Imagem: Contém 1g
Imagem: Contém 1g
Imagem: Contém 1g

Finalmente, vamos à última dica desse post! Procure saber qual a sua cor na Mac, pois as blogueiras e youtubers sempre usam esse tom como referência quando falam sobre bases. Como não tem loja da Mac em todas as cidades do Brasil, espero que as próximas ilustrações ajudem vocês a descobrirem a sua cor!

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Foto: Soundly Sensible Beauty
Foto: Soundly Sensible Beauty

Espero que esse post tenha esclarecido a maioria das dúvidas de vocês! Aguardem a segunda parte!

Bjs mil,

Lou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s