Base/foundation · Maquiagem

Review: Sun Protection Liquid Foundation SPF 42, da Shiseido

Oi, pessoal! Hoje falarei sobre uma base que faz muito sucesso entre as brasileiras: a Sun Protection Liquid Foundation SPF 42, da Shiseido. Resolvi comprá-la influenciada pelo teste feito pela Julia Petit e pelos comentários de leitoras em vários blogs.

O que a marca promete (informações do site brasileiro da Sephora):

” Base líquida com proteção que resiste à transpiração, água e oleosidade, mantendo a pele com um aspecto mate, mesmo durante atividades ao ar-livre. Desliza suave e homogeneamente e possui uma textura leve, sem deixar a sensação de untuosidade na pele. Resistente à transferência, mantém-se fresca e fiel à sua cor durante horas. Muito resistente à água. Testado dermatologicamente.” 

A embalagem dela imita a dos protetores solares da marca. Vem com um estojo pequeno e uma esponja. Confesso que nunca a tinha experimentado antes de fazer essa análise para vocês! Vamos à apresentação!

017

016

016

010

008

Ingredientes da fórmula:

Cyclomethicone, Water, Trimethylsiloxysilicate, Talc, Dipropylene Glycol, PEG/PPG-19/19 Dimethicone, Phytosteryl/Octyldodecyl Lauroyl Glutamate, Zinc Myristate, Tocopheryl Acetate, Thiotaurine, Stearyl Glycyrrhetinate, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Isostearic Acid, Aluminum Distearate, Aluminum Hydroxide, Calcium Stearate, Triethoxycaprylylsilane, Glycerin, Polysilicone-2, Sodium Citrate, Tocopherol, Palmitic Acid, Distearyldimonium Chloride, Trisodium Edta, Isopropyl Alcohol, BHT, Methylparaben, Fragrance, Titanium Dioxide, Iron Oxides.

É necessário agitar o frasco antes da utilização. Escreverei sobre as duas maneiras de aplicação dessa base:

com os dedos – Essa forma garante uma cobertura maior, com alguma naturalidade. Inicialmente testei usando um pincel flat top, mas achei que ficou “grosseira” e muito aparente; com textura de base mesmo. Aplicando com os dedos ela fica mais bonita e natural, porém ainda aparente. Com esse método se consegue um acabamento mais mate.

com esponja – Arrependo-me de não ter testado antes!. Imaginei que ela iria me proporcionar mais cobertura, mas foi justamente o contrário! Adorei, pois prefiro bases com cobertura mais baixa!!! Dessa forma o acabamento fica natural/levemente iluminado, porém com um inconveniente: os óstios ficam mais aparentes! Nas fotos dá para notar isso. De qualquer maneira, em todas as formas de aplicação que tentei, não posso dizer que esta é uma base invisível!

Ela possui uma textura bastante fluida e a cor se adapta muito bem à da minha pele. Vocês podem notar nos swatches que ela é bem amarelada. Fiquei com medo que ficasse ruim, mas, assim que você espalha ela adere bem e essa cor se mescla muito bem com a minha cor natural. Uma curiosidade em relação à gama de cores é que esse tom SP 30 é mais claro que o SP 20. Acho isso um absurdo e induz o consumidor ao erro na compra! No Brasil não vende o tom SP 10. Pelos swatches que vi parece que a cor SP 30 é a mais clara.

Na sequência, os swatches e como a base fica no rosto. Reparem na descamação da minha pele!

035
Swatch da cor SP 30 em pele N 10-13, na escala da Mac
Da esquerda para a direita: base Nude cor 20, base Sun Protection Liquid cor SP30 e Teint Visionnaire cor 140 Ivoire N
Da esquerda p/ a direira: Diorskin Nude cor 20, Sun Protection Liquid Foundation cor SP 30 e Teint Visionnaire cor 140 Ivoire N
Pele sem nada
Pele sem nada
Detalhe do rosto sem nada
Detalhe do rosto sem nada
Pele com Sun Protection Liquid Foundation na cor SP 30 - aplicação com os dedos
Pele com Sun Protection Liquid Foundation na cor SP 30 – aplicação com os dedos
Detalhe do rosto com base - aplicação com os dedos
Detalhe do rosto com base – aplicação com os dedos
Foto com flash - aplicação com os dedos
Foto com flash – aplicação com os dedos
Rosto com base - aplicação com esponja
Rosto com base – aplicação com esponja
Detalhe do rosto com base - aplicação com esponja
Detalhe do rosto com base – aplicação com esponja
Foto com flash: com base e batom Honeylove
Foto com flash: aplicação esponja e batom Honeylove

Indico essa base para quem não possui óstios dilatados ou descamações na pele, pois, do contrário, ela vai evidenciar esses problemas. A oxidação que ela provoca é muito sutil e não chega a me incomodar. Não acho que seja uma boa escolha para eventos, porque ela não fotografa muito bem. Reparem nas fotos com flash! Na aplicação com a esponja a base não deixou o rosto mais branco, mas a pele ficou com muito brilho, evidenciando os óstios (para saber mais sobre óstios, clique aqui). Na foto em que apliquei com os dedos o rosto ficou muito branco (vale dizer que usei filtro solar físico antes da base e ele pode ter influenciado nesse resultado) e pálido!

A durabilidade dela é boa e sua maior vantagem é a alta proteção solar. Observem que ela possui 4,1% de dióxido de titânio em sua formulação! Ela realmente é resistente à água e não transfere. Já li em algum lugar que essa é a eleita da ex-modelo e apresentadora Isabella Fiorentino. Descobri que a Shiseido reformulou-a e a nova versão foi lançada na primavera desse ano no hemisfério norte. Confiram abaixo!

Foto: www.nordstrom.com
Foto: http://www.nordstrom.com

A Sun Protection Liquid Foundation SPF 42 custa R$ 244.00, no site da Sephora. A minha comprei no Duty Free de Guarulhos por USD 43,00.

Quem tiver interesse em ver o teste da Julia Petit, clique no vídeo abaixo! A cor que ela usa é a SP 20.

Espero que vocês tenham gostado dessa resenha! Não deixem de visitar e seguir o blog no Facebook, no Twitter e no Google!

Bjs mil,

Lou.

Facebook: https://www.facebook.com/necessairedalou?ref=hl

Twitter: https://twitter.com/NecessairedaLou

Google: https://plus.google.com/u/0/+LouiseGarcez/posts

8 comentários em “Review: Sun Protection Liquid Foundation SPF 42, da Shiseido

  1. Poxa, eles realmente induzem ao erro o consumidor com essa tabela de cores maluca. Eu já estava quase comprando a cor 20 achando que era a cor mais clara. Agora vou comprar a 30. Obrigada pela dica! Resenha ótima!

    Curtido por 1 pessoa

      1. Oi, Louise!
        Como vc retira essa base? Minha pele tem tendência à acne e eu fico com receio da base provocar espinhas. Não tenho o hábito de usar muita maquiagem no dia a dia, então só lavo o rosto com sabonete facial (Actine), não uso demaquilante, será que só lavar com água e sabonete já remove a base?
        Obrigada!!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Oi, Carla! Td bem? Apenas água e sabonete não remove base e nem alguns tipos de filtro solar. O ideal realmente é usar um demaquilante e depois lavar com sabonete ou espuma de limpeza. Nenhuma das bases q tenho me provocam espinhas, mas não costumo usar todo dia. Acho importante hidratar a pele sempre antes de usar a base. Obrigada pela visita!!!! Bjo e ótima semana!

        Curtir

    1. Olá, Anne! Td bem? Vc tem a nova fórmula ou essa da resenha? Na fórmula anterior achava a 30 mais clara (em mim ficou)… Se a Shiseido resolveu isso, tanto melhor! Não me conformo q a cor 01 da Lancôme seja mais escura q a 02. Esse tipo de coisa induz ao erro. Então… Qdo comprei essa base da Shiseido, fiquei com medo q não funcionasse em mim devido ao subtom amarelado, mas, como vc falou, ela tinha essa capacidade de adaptar ao tom da pele. Já reparei q as bases mais fluidas são melhores nesse sentido. Obrigada pelo comentário! Apareça mais vezes! Bjs e ótima semana para vc! 😊

      Curtir

    1. Olá, Cinthia! Td bem? Desculpa a demora em responder… Estou viajando… Sei q o de FPS 42 é fabricado nos Estados Unidos. Tenho a impressão q o de FPS 43 foi produzido para o mercado europeu, q é o q vende no Brasil. Acredito q as fórmulas sejam idênticas ou muito parecidas. Apareça mais por aqui! 😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s