Protetor Solar · Skincare

Review: Bloqueador Solar Ultra FPS 55, da Adcos

Oi, pessoal! Tudo bem? Hoje falarei sobre o melhor anti age do mercado mundial: o protetor solar! Não adianta apenas usar aquele creme mais caríssimo que promete rejuvenescer a pele em 7 dias e não investir na proteção da pele! A radiação solar é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. O tabagismo, a poluição ambiental e a ingesta frequente de álcool são outros fatores que contribuem para o envelhecimento precoce.

Nossa pele é atingida pelas seguintes radiações: luz infravermelha, luz visível e radiação ultravioleta. Os raios infravermelhos são responsáveis pela sensação de calor. A luz visível ou luminosa nos proporciona a sensação visual do dia a dia. Radiação solar é a energia radiante emitida pelo Sol, transmitida sob a forma de radiação eletromagnética. A radiação ultra violeta compreende os raios UVC, UVB e UVA e causam os maiores danos à pele e ao DNA celular. Como vocês podem observar nas ilustrações abaixo, os raios UVC tem menor comprimento de onda que os outros dois e a maior parte deles nem chega à superfície, pois são filtrados pela camada de ozônio. Os raios UVB têm um comprimento de onda menor que os raios UVA e isso explica porque eles penetram mais superficialmente na pele.

Foto: www.ebah.com.br
Foto: http://www.ebah.com.br
www.ebah.com.br
http://www.ebah.com.br

A radiação UVB causa danos imediatos e é responsável pela produção de vitamina D no organismo. Provoca eritema, queimaduras solares, danifica o DNA celular e causa 65% dos cânceres de pele. A radiação UVA causa danos cumulativos e são responsáveis pela formação dos radicais livres, elastose (espessamento da pele), câncer e envelhecimento precoce. Promove o bronzeado de longa duração.

Para que a proteção se realize de maneira mais efetiva, normalmente os protetores solares usam filtros químicos e físicos. O nome bloqueador, presente na embalagem desse produto, indica que na fórmula está presente um filtro físico. Na verdade, o termo bloqueador solar é incorreto, pois não existe um protetor 100% efetivo. Os filtros físicos ou inorgânicos  funcionam como uma barreira e têm como característica refletir ou refratar a radiação UV. Os mais utilizados em produtos cosméticos são o Óxido de Zinco e o Dióxido de Titânio. O óxido de zinco é mais eficaz na proteção aos raios UV que o dióxido de titânio, pois possui maior estabilidade. Um produto que conhecemos rico em óxido de zinco é a tradicional pomada Hipoglós. Quando era criança minha mãe passava em mim e nas regiões nasal e malar antes da exposição solar. Tenho certeza de que muitos de vocês passaram por isso também! Agora fica mais fácil de entender a lógica desse hábito!

Os filtros químicos ou orgânicos são moléculas que absorvem a radiação UV, transformando-as em radiações de baixa energia, inofensivas à pele. Esses filtros tendem a ser mais irritantes que os físicos e por isso não são utilizados em protetores infantis. Exitem dois filtros dessa categoria que podem ser considerados híbridos, pois tanto absorvem quanto refletem os raios UV. São eles o Tinosord S e o Tinosorb M. Os filtros químicos não costumam deixar uma película esbranquiçada sobre a pele (white cast). A indústria cosmética evoluiu bastante nesse sentido e foram criadas as micro partículas, para diminuir esse efeito. Observem a seguir:

www.stash.com.br
http://www.stash.com.br

Bom… Antes de descrever o protetor solar da Adcos, vamos à apresentação do mesmo:

Filtro solar Adcos 55 Ultra 003

Filtro solar Adcos 55 Ultra 004

Filtro solar Adcos 55 Ultra 001

Ingredientes da fórmula
Ingredientes da fórmula

A embalagem do filtro é auto explicativa e já indica que o FPS mede a protecão aos raios UVB e o PPD, os raios UVA. Ponto para a Adcos! Isso deveria ser um padrão nas embalagens, mas, infelizmente, não é.

Agora, vamos aos ingredientes ativos.

Filtros químicos: Octocrylene, Benzophenone-4, Butyl methoxydibenzoylmethane e Phenylbenzimidazole sulfonic acid.

Filtro físico: Titanium dioxide

Complexo antioxidante: Impedem a oxidação dos radicais livres, grandes vilões do envelhecimento celular. Estudos indicam que o Ginseng pode estimular a pele a produzir colágeno.

PCA Na – É um agente umectante natural derivado do ácido glutâmico. Conhecido por ser abundante na pele humana e um dos principais componentes do NMF (Natural Moisturizing Factor), ele ajuda a pele e os cabelos a se manterem com uma aparência saudável e viçosa.

Filtro solar Adcos 55 Ultra 005

Filtro solar Adcos 55 Ultra 006

Na foto vocês podem notar que esse protetor é bem consistente, como todo gel-creme costuma ser. O fato de a embalagem ser em formato de bisnaga já denota que o produto não é fluido. Apesar disso, a espalhabilidade dele é razoavelmente boa. Diria que a aplicação no rosto, pescoço, orelhas e colo dura em média 3 a 4 minutos. A fragrância dele é melhor que a maioria dos produtos desse tipo vendidos no mercado brasileiro. O cheiro característico de protetor solar é mais sutil nesse produto. Acredito que o extrato de jasmim também promova essa fragrância mais agradável. Infelizmente ele tende a acumular nas sobrancelhas. Sabendo disso sempre passo o indicador nelas umas 3 vezes e esse problema é resolvido. Não provoca white cast na minha pele, mas não acho que seja o protetor ideal para quem possui fototipo acima de 4. Em termos de matificação acho ele semelhante ao Minesol Oil Control FPS 30. Para quem está habituado a usar protetores japoneses este aqui está longe de ser mate. Na verdade, considero o acabamento dele normal/semi-mate.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia informa que a proteção do filtro só é garantida se o indivíduo utilizar a quantidade correta e reaplicar a cada 2 horas (principalmente na praia). Ou seja, se eu usar a metade de uma colher de chá para proteger o meu rosto, pescoço e colo, a proteção do filtro não vai atingir o FPS 55 e o PPD de 20! No dia a dia é muito difícil reaplicar o filtro a cada 2 horas! Eu costumo aplicar pela manhã e reaplicar à tarde. A forma correta de utilização está exposta na ilustração abaixo.

Foto: doutissima.com.br

Para quem ainda não acha que a proteção solar diária é fundamental, indico a leitura desse link. É chocante, mas muito interessante!

http://saladamedica.wordpress.com/2012/11/08/recadinho-rapido-principalmente-para-as-natalenses/

Esse protetor da Adcos custa R$ 84,00  (50g) ou R$ 105,00 (120g).

Espero que vocês tenham gostado e não se descuidem daqui para a frente!!!

Bjs mil,

Lou.

Facebook: https://www.facebook.com/necessairedalou?ref=hl

Twitter: https://twitter.com/NecessairedaLou

Google: https://plus.google.com/u/0/+LouiseGarcez/posts

8 comentários em “Review: Bloqueador Solar Ultra FPS 55, da Adcos

  1. Oi Lou! Tenho sobrancelha definitiva, que desbota muito rápido. Uso este filtro e já me disseram que ele favorece o desbotamento por ter ácido em sua composição. Gostaria de saber o que é INDICADOR DE SOBRANCELHAS (desculpe minha ignorância), ou seria o dedo indicador? (rsrsrs) e se isso ajudaria evitar o desbotamento… Ou então, se vc me indicaria outro filtro solar para que isso não aconteça…

    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Viviane! Td bem? Primeiramente, muito obrigada pela visita! O ácido presente na fórmula desse filtro funciona exclusivamente como filtro solar químico. Não se desculpe pela ignorância, pois tb nunca ouvi falar em indicador de sobracelhas! Até perguntei para uma amiga que trabalha com micropigmentação! Eu acho q vc deve passar o dedo indicador várias vezes até espalhar o filtro completamente, para que ele não acumule e não deixe resíduos nas suas sobrancelhas! Vc sabe qual é a tinta utilizada nelas? Tvz o pigmento utilizado tenha alguma influência… Se vc souber, me conte, por favor! Se vc usar um protetor com menos filtro físico em sua composição, isso não deve acontecer… Mas é apenas uma suposição… Para te indicar um filtro preciso saber o tipo de sua pele e o seu fototipo, está bem! Um bjo!

      Curtir

    2. Viviane, outra coisa q esqueci de comentar é q a Adcos recomenda q vc use demaquilante p/ retirar os protetores. É interessante adquirir esse hábito se vc costuma usar protetores com cor ou com muito filtro físico na sua formulação! Depois de demaquilar, deve-se usar uma espuma de limpeza ou sabonete líquido mais suave e indicado ao tipo de pele.

      Curtir

  2. Oi. Lou! Muito obrigada pelas respostas. Vou fazer uma nova micropigmentação, mas antes vou perguntar o tipo de tinta usada e a relação c/ o filtro solar. Qualquer dúvida, volto a te chamar! Valeu!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s